Entendendo a Verdadeira Essência do Yoga: Uma Perspectiva Filosófica

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O Yoga é Filosofia 

Frequentemente ouvimos que o Yoga é uma filosofia, mas o que realmente significa isso? Nos últimos tempos, muitos buscaram uma abordagem mais científica ao Yoga, desejando compreender suas práticas sem a metafísica que as originou e sustentou ao longo dos séculos. No entanto, a essência do Yoga transcende a simples observação científica, pois ele aborda um estado de ser além da mente — uma realidade que não pode ser mensurada por métodos tradicionais da ciência.

A Relação entre Ciência e Yoga

A ciência, que opera na distinção entre sujeito e objeto, encontra dificuldades em abarcar a totalidade da experiência yoguica, onde essa dualidade não existe. Práticas físicas e mentais no Yoga, embora observáveis até certo ponto, não capturam seu verdadeiro objetivo: alcançar um estado de não-dualidade, onde emerge a verdadeira Sabedoria.

A Importância dos Mestres no Yoga

Uma tendência recente no estudo do Yoga é tentar dissociá-lo de seus mestres tradicionais, aqueles que, através da sucessão discipular chamada Parampara, mantêm viva a essência autêntica do Yoga. Esses mestres vivenciam o objetivo fundamental do Yoga — a cessação das flutuações mentais, conforme descrito nos textos sagrados. Ignorar a importância desses mestres seria perder a conexão com a fonte viva do conhecimento yoguico.

Yoga e Meditação: Indissociáveis

Questionar a presença da meditação nas práticas de Yoga é ignorar a própria base sobre a qual o Yoga se sustenta. Se o Yoga visa transcender a mente, e a meditação é o meio pelo qual esse estado é alcançado, como pode o Yoga existir sem a meditação? É essencial refletir sobre a ênfase que damos à meditação em nossas práticas de Yoga.

A Mística do Yoga: Além das Palavras

Além disso, a mística — o mergulho no mistério do ser — é outro aspecto frequentemente negligenciado no estudo moderno do Yoga. Essa experiência vai além das palavras e do pensamento racional, abordando o projeto metafísico fundamental que busca revelar o sagrado e o divino dentro de cada um de nós.

Yoga Unificado pela Filosofia

Recentemente, a proclamação “Yoga é filosofia” tem ganhado força, especialmente após movimentos que uniram professores e praticantes sob uma compreensão mais profunda e integrada do Yoga. Esta visão não apenas preserva, mas celebra a rica herança filosófica do Yoga, enfatizando sua capacidade de desvendar o sagrado e iluminar nossa natureza divina.

Em resumo, o Yoga é uma jornada transcendental que desafia as limitações convencionais de percepção e conhecimento. Ao aceitarmos sua natureza filosófica e mística, abrimos as portas para uma compreensão mais profunda de nós mesmos e do universo. A verdadeira liberdade no Yoga surge quando as tempestades da vida são vistas como meras lembranças e podemos viver plenamente em liberdade, autonomia e responsabilidade.

AKAL MURET SINGH – Professor de Filosofia formado na UFPR. Formação em Yogaterapia com Swami Sarvananda na OSA – Ordem dos Sarvas Swamis. Por 21 lecionou diversos estilos de Yoga e Filosofia na Faculdade Integradas Espírita em Curitiba. Há 26 anos atua como Instrutor e Formador de Instrutores de Kundalini Yoga, Hatha e Meditação em diversas cidades do Brasil. Reiki Máster e Terapeuta Corporal integrando Yoga Terapia, Bioenergética, Massagem neo reichiana e Numerologia Tantrica. Coordena o Nanak Gobind Ashram – Espaço de Yoga e Terapias em Florianópolis. Um dos fundadores do Instituto Nanak Ashram em 1998. 
AKAL MURET SINGH – Professor de Filosofia formado na UFPR. Formação em Yogaterapia com Swami Sarvananda na OSA – Ordem dos Sarvas Swamis. Por 21 lecionou diversos estilos de Yoga e Filosofia na Faculdade Integradas Espírita em Curitiba. Há 26 anos atua como Instrutor e Formador de Instrutores de Kundalini Yoga, Hatha e Meditação em diversas cidades do Brasil. Reiki Máster e Terapeuta Corporal integrando Yoga Terapia, Bioenergética, Massagem neo reichiana e Numerologia Tantrica. Coordena o Nanak Gobind Ashram – Espaço de Yoga e Terapias em Florianópolis. Um dos fundadores do Instituto Nanak Ashram em 1998.

 

Texto do Professor Akal Muret Singh, reescrito por Har Naam Kaur. 

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